Você está aqui: Home » Futebol » PARTICIPANTES E FORMA DE DESPUTA

PARTICIPANTES E FORMA DE DESPUTA

Participantes_e_forma_de_disputa

Diferente da Copa Libertadores, o torneio continental do segundo semestre do ano é jogado integramente com eliminação direta. Jogos de ida e volta onde uma equipe passa para a seguinte rodada enquanto o outro volta para casa.

Participam ao menos 4 times de cada um dos 10 países da CONMEBOL, neste ano e seguindo a mesma linha desde 2009, não haverão times mexicanos nem de quaisquer outro país da CONCACAF.
Brasil tem 8 vagas, Argentina 7 (6 mais o atual campeão, River Plate) e o restante dos 8 países tem 4 vagas. Deste jeito são 47 as equipes que estarão presentes na 14º edição da Copa Sul-Americana.

EQUIPES PARTICIPANTES:

ARGENTINA: River Plate, Huracán, Lanús, Independiente, Tigre, Arsenal e Belgrano

BOLÍVIA: Real Potosí, Bolívar, Aurora y Oriente Petrolero

BRASIL: Atlético Paranaense, Sport Recife, Goiás, Chapecoense, Joinville, Ponte Preta, Bahia e Brasília.

CHILE: Universidad de Concepción, Huachipato, Universidad Católica e Santiago Wanderers

COLÔMBIA: Deportes Tolima, Santa Fe, Águilas Doradas e Junio

EQUADOR: Emelec, Liga de Quito, Liga de Loja e Universidad Católica

PARAGUAI: Libertad, Sportivo Luqueño, Olimpia e Nacional

PERU: Melgar, Unión Comercio, Universitario e León de Huánaco

URUGUAI: Nacional, Defensor Sporting, Danubio e Juventud

VENEZUELA: Deportivo La Guaira, Deportivo Anzoátegui, Zamora e Carabobo

Cabe destacar que cada país tem o seu próprio sistema de classificação para disputar o torneio.

SISTEMA DE DISPUTA:

Na primeira fase participam somente 32 dos 47 times. As restantes 15 equipes são do Brasil e Argentina que entram na segunda fase. A primeira etapa se divide entre Zona Sul e Zona Norte. Na zona sul participarão times da Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, o mata mata sempre será entre times de diferentes países. Desta zona sairão os 8 times que irão jogar a segunda fase. Pela zona norte jogarão equipes da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, onde os 8 ganhadores jogarão a segunda fase.

Uma vez classificados, os 8 times do sul jogarão contra os 8 times do norte. Além disso, na segunda fase se enfrentarão entre si os times do Brasil, ao igual que os da Argentina. Teremos 15 jogos pela segunda fase, 4 no Brasil, 3 na Argentina e 8 entre os times do sul x times do norte.

Da segunda fase sairão os 15 times que jogarão as oitavas de final, onde estará esperando River Plate, o atual campeão. A partir desse momento os cruzamentos serão entre todos e não por região, classificando às quartas de final os 8 melhores, 4 às semifinais e finalmente os dois que jogarão a grande final.

PARTICIPANTES E FORMA DE DESPUTA
Votar