Você está aqui: Home » Futebol » INDEPENDIENTE SANTA FE CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA

INDEPENDIENTE SANTA FE CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA

Após um enorme empate por 0 a 0 em 210 minutos de futebol contra o Huracán, os colombianos foram mais decisivos na cobrança de pênalti e levantaram a taça.

Para as duas equipes, este era um momento histórico. A possibilidade de conquistar o primeiro título internacional, neste caso a Copa Sul-Americana, era algo muito esperado por cada time.

Em um estádio lotado, onde tudo era festa, onde a América Latina parava para ver a final do seu segundo melhor torneio, onde torcedores argentinos e colombianos, desparramados por todo o mundo grudados na televisão ou no computador, com direito até a passar mal pelos nervos, esperavam ver o seu time fazer história e pela primeira vez entrar na história do futebol internacional.

A importância da partida e o que estava em jogo, era tão notório que tivemos um ida e volta muito conservador e tático, onde um ótimo desempenho da defesa era algo crucial, tanto assim que ninguém foi capaz de fazer um gol em nenhuma das duas finais. No jogo de ontem, a chance mais clara de gol foi no começo da partida com um grande erro do goleiro do Santa Fe. O goleiro Zapata recebeu um recuo de Mina, mas não pôde dominar bem a bola para fazer um passe e quase levou um gol do atacante Abila. Após isso, os dois times tiveram jogadas, mas nenhuma de grande perigo para os goleiros e tudo acabou nos pênaltis.

O Huracán teve sérios problemas na hora da definição dos pênaltis. De quatro cobranças, somente uma foi gol. Mas o problema não foi somente a pontaria e sim que Zapata estava no gol. Embora na primeira cobrança o goleiro colombiano se adiantou muito e a cobrança deveria ter sido repetida, o juiz deu válido o gol. O Santa Fe foi melhor nas cobranças, chutou três pênaltis e converteu os três. Já o Huracán fez somente um gol e errou três.

Apesar de que faltou brilho na final, o Santa Fe fez tudo certinho para sair campeão. O time de Bogotá tem crescido muito nestes últimos anos, sendo o maior referente do futebol internacional da Colômbia. Esse progresso foi carimbado com um merecido título. Da mão do experiente técnico uruguaio, Gerardo Pelusso, o Santa Fe traçou um estilo de jogo, sempre bem parado na defesa e com ótimos resultados jogando tanto fora como em casa.

O Independiente Santa Fe se consagrou o primeiro campeão colombiano da Sul-Americana e é o 13º time em levantar a taça em 14 edições.
Para chegar até aqui, teve que vencer à Liga de Loja, Nacional de Montevidéu, Emelec, Independiente e Sportivo Luqueño. O fato interessante é que somente venceu quatro partidas, perdeu duas e empatou seis, sendo cinco destes os últimos jogos.
O seu recorde não é assombroso, mas sim a sua efetividade. Fez 10 gols em 12 partidas, mas recebeu somente 5.
Com gols importantes como visitante e empates mais do que cruciais, o Santa Fe rende culto a um ordem tático que muitos times grandes não tem, portanto, é o merecido campeão da Copa Sul-Americana 2015 e já tem sua vaga garantida na Copa Libertadores de 2016.

Parabéns campeão!

Dedicado a Camilo Rivera, grande torcedor do Santa Fe no Chile.

>INDEPENDIENTE SANTA FE CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA

Jogadores do Santa Fe levantam a taça da Copa Sul-Americana 2015.

INDEPENDIENTE SANTA FE CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA
Votar