Você está aqui: Home » Futebol » Histórico de artilheiros da Sul-Americana

Histórico de artilheiros da Sul-Americana

Desde a sua criação, no ano de 2002, a Copa Sul-Americana vem ganhando os seus correspondentes artilheiros a cada ano que passar, a cada nova temporada que ocorrer.

Até o momento, todos os artilheiros ganharam esse título uma única vez, com exceção apenas do jogador equatoriano Miler Bolaños, que atingiu a artilharia em mais de uma oportunidade.

Mas ele não foi o único a obter destaque nestes anos da competição. O chileno Eduardo Vargas é o maior artilheiro em uma única edição, tendo marcado 11 gols, no ano de 2011. Antes dele conseguir esse recorde, a posição estava ocupada por mais outro chileno, com 10 gols marcados em 2006, o Humberto Suazo.

2002: Rodrigo Astudillo (San Lorenzo), Gonzalo Galindo (Bolívar) e Pierre Webo (Nacional – URU). Sendo cada um deles com 4 gols.

2003: Germán Carty (Cienciano) com 6 gols.

2004: Horacio Chiorazzo (Bolívar) com 5 gols.

2005: Bruno Marioni (Pumas UNAM) com 7 gols.

2006: Humberto Suazo (Colo-Colo) com 10 gols.

2007: Ricardo Ciciliano (Millonarios) com 6 gols

2008: Alex (Internacional) e Nilmar (Internacional) com 5 gols cada um deles.

2009: Claudio Bieler (LDU Quito) com 8 gols.

2010: Rafael Moura (Goiás) com 8 gols.

2011: Eduardo Vargas (Universidad de Chile) com 11 gols.

2012: Carlos Núñez (Liverpool – URU), Fábio Renato (LDU Loja), Jonathan Fabbro (Cerro Porteño), Michael Ríos (Universidad Católica) e Wason Rentería (Millonario). Cada um deles com 5 gols.

2013: Enner Valencia (Emelec) com 5 gols.

2014: Andrés Vilches (Huachipato) e Miler Bolaños (Emelec), cada um com 5 gols.

2015: José Ariel Núñez (Olimpia), Miler Bolaños (Emelec), Ramón Ábila (Huracán) e Wilson Morelo (Santa Fe), com 5 gols cada um.

2016: Miguel Ángel Borja (Atlético Nacional) e Cecilio Domínguez (Cerro Porteño), com 6 gols cada um.

Até o momento, no que vai ocorrendo da Sul-Americana 2017, há cinco jogadores claramente destacados, os quais poderiam ser considerados os cinco artilheiros desta edição. Os dois que encabeçam a lista são o equatoriano Jhon Cifuentes (Universidad Católica) e o argentino Luis Rodríguez (Atlético Tucumán), cada um deles com 5 gols. E as três posições seguintes, todas com 4 gols de cada um dos jogadores, estão ocupadas respectivamente pelos brasileiros André (Sport) e Henrique Dourado (Fluminense) e, por último, o uruguaio Maximiliano Freitas (Oriente Petrolero). Lembrando que esta temporada da Sul-Americana ainda não terminou, faltando ainda por acontecer as Quartas de final, as Semifinais e a Final.

Alguns dados curiosos sobre a artilharia da competição…

– O jogador com mais gols na história da Sul-Americana, Hernán López, com 16 gols nunca chegou a ganhar o título de artilheiro.

– O brasileiro com maior quantidade de gols na história da competição é Rafael Moura, tendo feito 14 gols.

– O recorde de gols de pênaltis está em mãos de Paulo Baier e de Hernán Barcos, tendo 4 gols cada um deles.

– Até o momento, somente um único jogador de outro continente conseguiu ser artilheiro da competição: o camaronês Pierre Webo.

Histórico de artilheiros da Sul-Americana
5 (100%) 1 vote