Você está aqui: Home » Futebol » Conhecendo os campeões históricos da Sul-Americana: San Lorenzo

Conhecendo os campeões históricos da Sul-Americana: San Lorenzo

O Club Atlético San Lorenzo de Almagro, ou mais conhecido como San Lorenzo, foi o primeiro time a ganhar a Copa Sul-Americana, na primeira edição, em 2002. Mas o que sabemos da história deste time? Vamos fazer um resumo com alguns dados do primeiro clube a obter o prêmio.

O San Lorenzo é um time argentino de futebol profissional, mas também um clube social e cultural, localizado no bairro de Boedo, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Além do futebol, são praticados nele basquete, natação, atletismo, hóquei e rúgbi. Contando também com instituição educativa.

Um dos fatores determinantes para a fundação do clube, no ano de 1908, foi a chegada do padre salesiano Lorenzo Bartolomé Massa ao bairro, já que ele teve uma visão bem interessante. Ele tinha o objetivo de mudar o destino de muitas crianças e adolescentes, tirando-os do perigo que significam as ruas. Foi assim, partindo dessa excelente ideia, que Lorenzo Bartolomé abria as portas do Oratório San Antonio para que essas crianças pudessem mostrar o seu futebol. Isso ocorreu durante vários anos, tornando-se necessário efetuar uma assembleia para organizar uma instituição. O que aconteceu no dia 1 de abril de 1908, data que ficou estabelecida como dia da fundação.

O nome do clube foi escolhido em homenagem ao cura que deu início a este grande empreendimento, mas ele não quis que fosse assim e pediu para ser trocado. Porém, conseguiram convencê-lo, pelo que aceitou a escolha do nome, mas em homenagem ao santo e à Batalla de San Lorenzo. E o “de Almagro” foi adicionado referindo-se às pessoas que moravam na zona que, atualmente, é identificada como Caballito e Almagro.

Recém no ano de 1914, o San Lorenzo foi integrado à Associação Argentina de Futebol, iniciando o período conhecido como Era amateur, que durou até o ano de 1930. A primeira disputa foi no torneio de Segunda Divisão. E, para 1916, o clube conseguiu inaugurar o seu primeiro estádio, “El Gasómetro”, localizado na Avenida La Plata. Nessa ocasião, a partida foi contra Estudiantes de La Plata, terminando com a vitória para o time local. Com isso, pode ser considerado como o início profissional o ano de 1931. Chegando a obter o seu primeiro título profissional, em 1933 e o segundo em 1936.

Em 1943, o clube participa do Campeonato da República com uma boa atuação que lhe deu o título de campeão, ganhando a “Copa General de División Pedro Pablo Ramírez”.

O período compreendido entre os anos de 1968 e de 1974 ficou conhecido como a Época de Ouro do clube, pois foram os melhores anos da sua história, quanto ao desenvolvimento futebolístico, obtendo quatro títulos de primeira divisão. Momento que, além dos títulos, lhe deu o apelido de “Los Matadores”, devido a que entravam no campo de jogo dispostos a “matar” os rivais.

Contraditoriamente, os piores anos na história do clube foram os seguintes à Época de Ouro. Muitos problemas institucionais, econômicos e administrativos, além de más decisões de autoridades pouco eficientes, levaram o clube a uma situação desvantajosa, perdendo protagonismo nos torneios de futebol. Ao ponto tal de vender o “El Gasómetro”, motivo pelo qual, nos anos posteriores, teve que jogar de local nos estádios de Huracán, Atlanta e Vélez.

Depois de muitas voltas, mudanças, crises e problemas de todo tipo, o San Lorenzo voltou à Primeira Divisão, sendo campeão, em 1982.

No ano de 2001, o “Torneo Clausura” foi muito especial, tendo como protagonistas o River Plate e o San Lorenzo. Nesse ano, o início foi muito fraco para o clube, já que brigas internas provocaram que o DT Oscar Ruggeri abandonasse o cargo e saísse do clube. Ficando o plantel sem dirigente.

Finalmente chegou Manuel Pellegrini, técnico chileno, fazendo com que, aos poucos, o time retomasse a sua atividade de maneira mais normal e lograsse equilibrar a sua participação nos torneios. Quase milagrosamente, o San Lorenzo acabou se levantando da forte queda, declarando-se campeão.

No ano seguinte, 2002, consagrou-se campeão da Sul-Americana; em 2007, do “Torneo Clausura”; em 2014, da Libertadores; e, em 2015, da “Supercopa Argentina”.

Conhecendo os campeões históricos da Sul-Americana: San Lorenzo
Votar