Você está aqui: Home » Futebol » Conhecendo os campeões históricos da Sul-Americana: Boca Juniors

Conhecendo os campeões históricos da Sul-Americana: Boca Juniors

O Club Atlético Boca Juniors é um clube de futebol profissional argentino, especificamente da cidade de Buenos Aires, considerado, junto com o River Plate, um dos maiores clubes de todos os tempos. Motivo pelo qual forma com o River o grande clássico do futebol da Argentina. Além de ter o River como o seu maior rival, também tem outros como o Independiente, o Racing e o San Lorenzo. Estes cinco são considerados os maiores times argentinos de futebol.

Mas como e quando começou a história deste tão conhecido time de futebol?

O Boca Juniors foi fundado em 3 de abril de 1905. Em seus inícios, o clube era especificamente de futebol, mas com o passar do tempo e com a evolução e crescimento da instituição, foram sendo promovidas outras atividades. Porém, o futebol permaneceu como a principal delas, sendo assim, praticamente, a que tem mais importância e vida no clube, hoje em dia. Sendo reconhecida pela sua atuação futebolística nacional e internacional.

Pode-se dizer que a história de Boca está dividida em dois grandes períodos. O período amador, desde a criação do clube até 1930 aproximadamente, e o período profissional, a partir da finalização da primeira época. O nome do clube vem do bairro La Boca, na cidade de Buenos Aires e a criação dele está diretamente ligada a seis adolescentes que deram vida ao que hoje é um dos maiores clubes. Esses adolescentes, filhos de italianos moradores do bairro, foram Esteban Baglietto, Alfredo Scarpati, Santiago Sana, Tomás Movio, Juan Antonio Farenga, Teodoro Farenga e Luis De Harenne. Vários deles eram colegas de estudo e, na segunda-feira 3 de abril de 1905, depois de terem recebido bastante influência e motivação por parte do professor de educação física, Paddy MacCarthy, reuniram-se na casa de Baglietto para dar início ao projeto. Mas, por causa do desordem que eles provocavam, o pai de Baglietto os mandou fora. Por esse motivo, a “reunião” continuou na Praça Solis, lugar onde terminou sendo “fundado” o clube.

As cores da camiseta de Boca e cores que representariam depois o clube mesmo foram inspiradas na bandeira da Suécia. E isso não tem muitos motivos, mas a simples explicação de que, por falta de alguma cor definitiva, decidiram que seriam colocadas as cores do primeiro barco que passasse pelo porto de La Boca. Como essa primeira embarcação resultou ser da Suécia, as cores que ficaram foram azul e amarelo. Mas isso só foi em 1907.

Os primeiros jogos disputados foram com camisetas brancas com listras pretas. Uniforme desenhado pela irmã dos Farenga. Segundo contam alguns, no bairro Avellaneda havia um clube com uma camiseta parecida com a deles, pelo que disputaram um jogo e, dependendo do resultado, um time teria que modificá-la. Como o Boca perdeu, fez a alteração correspondente, para adotar, finalmente, a atual.

O primeiro jogo que disputou o clube foi no mesmo mês da sua fundação, contra o clube Mariano Moreno, sendo o vencedor por 4 a 0. Depois de vários jogos amistosos, Boca começou, aos poucos, a participar de ligas menores, como a Liga Villa Lobos, a Liga Central e a Liga Albión. O primeiro encontro internacional do clube foi contra o uruguaio Universal Football Club de Montevidéu, no ano de 1907, perdendo por 0 a 1.

Esses primeiros anos de vida do clube foram, como para todos os clubes de bairros de classe média trabalhadora, um pouco difíceis. Pois não possuíam os recursos necessários para as necessidades básicas para os treinamentos e partidas.

Historicamente, o enfrentamento Boca-River ganhou muitos seguidores, fazendo com que o clássico não seja só do bairro, mas no âmbito nacional, ficando conhecido como o “Superclasico del fútbol argentino”. O primeiro jogo entre estes dois clubes foi pelo torneio de Primeira Divisão, no dia 24 de agosto do ano de 1913.

Boca ganhou o primeiro campeonato profissional de futebol argentino, em 1931, já no segundo, o vencedor foi o River e, nos seguintes, Boca saiu vice-campeão.

Um ano de grande importância para o clube foi o de 1940, pois foi nesse ano que ficou inaugurado o estádio La Bombonera, depois de dois anos de construção, além de sair campeão. O estádio já teve algumas modificações, tanto de nome quanto de infraestrutura, para ir se adaptando ao crescimento do clube e da torcida. Atualmente, com o campo FIFA (de 105m x 68m), tem uma capacidade para 49.000 pessoas.

Mostre quanto sabe de futebol e receba 150% em bônus!

Conhecendo os campeões históricos da Sul-Americana: Boca Juniors
Votar